As Muitas Mulheres em Você





....
(os mais recentes textos poéticos estão sendo produzidos em https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200858599101916&set=a.3101361707652.107722.1672473135&type=1&ref=nf.)










(23Jun2014)... Todas as Mulheres no Antigo Testamento

Muitas são as mulheres em você, todas as mulheres, no que posso entender; desde as mulheres com nomes lembrados por toda a história de Israel; todas, também, que foram lembradas sem nome em cada relato, por isto, não muito fiel; até aquelas que não foram, em nada, mencionadas, mas que por fortes indícios femininos, foram claramente declaradas; instrumentos poderosos nas mãos de Deus para direcionar as mais complicadas, constrangedoras e improváveis circunstâncias aos sábios e prudentes gostos e planos Seus. O Antigo Testamento está repleto de mulheres assim, talvez até mais que homens dos muitos que sabemos como agiram enfim. Em todas elas há muito do que vivo em você, há muito do que desfruto no seu jeito se ser, há muito mesmo do que aprendi contigo a conviver. Até teus limites e erros me empurram para cima e para frente; exatamente o que percebo Deus usar em cada uma delas muitas, quando milagres quis fazer de maneira consequente.



(16Jun2014)... Outras Mulheres no Gênesis

Muitas são as mulheres em você... e, exemplos de você em muitas mulheres no Gênesis, não é difícil se vê. Meninas, Moças, Esposas, Mulheres, Idosas, por todo o canto da contagiante e bíblica história; seu cheiro, beleza, sabedoria e perspicácia inocente, se espalha por todas as bem sucedidas e influentes. Não é difícil fazer poesia com olhos fitos em sua “pessoa”, lendo a Bíblia, livro por livro, história por história, foleando as páginas como estando em distração a toa. Fica até muito fácil ver o que parece ser defeito em muitas delas, quando Deus, magnificamente, usa em você, como virtudes para amenizar ou vencer todas as querelas. Seu jeito feminino e encantador está por toda a parte, por toda a Escritura; está por todo o meu jeito de ver e pensar na vida. Meus olhos, meu coração não conseguem entender qualquer candura, se não for por você, ou de você e seu jeito parecida. Muitas são as mulheres em você; muitas de você estão nas mulheres ao meu apaixonado ver.



(09Jun2014)... Asenate “Gn.41:45”

Muitas são as mulheres em você... e entre elas, como prêmio pelo conforto e orientação ao coração do Faraó, por José: este recebe o nome título de “salvador do mundo”; combinando com uma esposa à altura do reconhecimento-gratidão que se quer. Asenate, que pelo nome atribuído, pelo motivo instituído, pelo carinho conferido do Todo Poderoso, deveria ser uma mulher muito bela, muito “na dela”, muita retribuição, a um homem só, tanto pelo senhor absoluto de todo o império do seu tempo transverso, quanto do absoluto Senhor de todo o domínio do universo. Não foi uma escolha qualquer, tinha que ser a melhor maneira de demonstrar profunda gratidão e reconhecimento... Não és uma escolha qualquer, tens sido a maneira mais poética, com o melhor da estética, que o mundo me tem retribuído, que o Senhor dos senhores me tem contribuído para me fazer o que sou, me levar por onde vou, me valendo muito o pouco que deixo Ele fazer por mim, em Seu amor.



(02Jun2014)... Quetura (Gn.25:1-6)

Muitas são as mulheres em você; e acho que é um momento propício para voltarmos a Quetura, outra esposa de Abraão, outra que está no seu ser. Com ela, as concubinas do Pai da Fé; vidas que deram atenção, prazer, filhos e serviços para ele e toda a sua fazenda, até. Gente que foi despedida em relação a Isaque, heranças que foram distribuídas para não tirar, do filho, o fraque. Quetura recebeu e cuidou da velhice de Abraão, foi ela que o teve para dar-lhe o sabor do último coração; teve outros seus filhos e filhas respondendo ao que Deus propusera como “grande nação”, mas ainda assim, foi contada entre as concubinas, mulheres servas, não considerando ter sido escolhida para bálsamo do velho patrão. Não foi importante aos olhos do escritor bíblico, deu-lhe ligeiras palavas apenas para tentar não deixa-la esquecida assim, mas não precisava mais para se fazer um grande canto lírico, a respeito desta mulher sábia frutífera e mãe de nações por ali. “Quintura” é você.



(26Mai2014)... Tamá (Gn.38:6-30)
Muitas são as mulheres em você. Destas muitas que já mencionamos, outra não se deixa esquecer neste cantar; delas todas, talvez a mais sutil, esperta, sábia, seja a beleza prudente de Tamá. Esperou o que a vida tinha lhe reservado, sem na verdade ficar esperando; aguardou os toques das trombetas dos costumes, sem na verdade ficar aguardando; foi sábia, fez a hora, não ficou na espera do acontecer. Era mulher, não esperou ou aguardou o que de alguma forma lhe movia tranquilidade, driblou os homens e o mundo até, beneficiando, assim, toda a humanidade tendo um filho do seu sogro, Zaré. Judá, por Tamá, descendeu reis obedientes ao Senhor, a tribo que gerou o Salvador, o jeito de Deus tornar-se homem, trazendo pessoalmente a manifestação do Seu amor. Esta mulher transformadora de histórias e destinos, está viva, estampada na beleza do teu olhar; todos os dias ela transforma histórias e destinos por onde passa, todos os dias você se mostra singular.

(19Mai2014)... Diná (Gn.34)

Muitas são as mulheres em você, Diná e sua história me fascinam como tudo que tem a ver. Nascida em Harã, com a família chega em Sucote, Canaã. Morava perto de Siquém e desde nova, sempre estava entre as moças do lugar. O príncipe daquela gente, surgiu, apaixonou, amou, namorou e morou com Diná; até que seus irmãos decidiram, sua irmã, irem vingar. Ardilosos, convenceram os homens de Siquém à circuncisão; pela honra, em troca do casamento dela, pelo intransigido perdão. Enquanto todos em convalescença estavam por lá, os dois irmãos mataram todos, incluindo o príncipe, o pai e a felicidade de Diná. Sofrendo e em luto, não se registra as dores e os lamentos desta mulher, o silêncio posterior revela com toda a tristeza até, que as tolices irremediáveis e intolerantes de outros; não foram capazes de ferir-lhe, portanto, valores maiores, que mesmo em coração em prantos, lhe abnegava doce, família e um grande jardim em brotos.



(12Mai2014)... Zilpa (Gn.29:24)

Muitas são as mulheres em você, Zilpa, serva de Leia, mãe de Gade e Aser, filhos de Jacó, é outra que se pode, em ti, vê. A serva da fértil orgulhosa, a escrava da que não precisava ser bondosa, a outra ninguém que se anulava para a vaidade de alguém. Gade, o sétimo de Jacó, semanticava a fortuna e a sorte; Aser o oitavo, o ascendente da sacerdotisa forte, a Ana que no templo aguardava o Messias antes de sua morte. Da vida de Zilpa, do seu porte e do seu educar, do seio de sua influência nasceram histórias para a Bíblia contar; vieram oportunidades e singularidades que aprouve a Deus se juntar, aos planos que tinha, aos feitos que agia para tudo ser o que foi, para tudo chegar ao que está. Zilpa é você, ela está no seu ser, não há como disso esquecer; mesmo quando tudo pareça insignificante, sem marca nenhuma para se fazer relevante, o tempo mostra, e sempre mostrará que sua presença, que sua influência esteve por lá.



(05Mai2014)... Bila (Gn.29:29, 30:1-3)

Muitas e muitas são as mulheres em você, e entre as mais fortes, Bila, a serva de Raquel no seu querer. A mulher que mesmo sendo mais uma mulher, com todos os seus sonhos, para tudo que a vida lhe der; foi chamada para assumir sonhos diferentes, a felicidade para outra, inconsequente; abrir mão de si, anular-se assim, ser instrumento de alegria alheia; e ainda, enfim, deu a luz e criou, de Jacó, o Dã de Sansão e o Naftali, o mais novo do coração. Este é o espírito, que vejo no seu dorso, também; o muitas vezes anular-se para ver traços de alegrias em alguém; o muitas vezes dar a luz, abrir mão de seus próprios interesses, para felicitar outrem em sua cruz; conseguir ser feliz só por ver o que o outro lhe condiz; por ter deixado de atender a si, usando os dotes que as oportunidades lhe conferi; abrindo-lhe um sorriso interior, mesmo em perdas do seu fragor, convergindo todos num só laço fiel, a saborearem esta Bila fomentada por seu calor.



(28Abr2014)... Léia (Gn.29:15-20)

Muitas são as mulheres em você, e, entre elas, Léia de Jacó, seu espírito aguerrido e determinado ante os adversos da vida no pó... Pensa que era fácil para ela? A irmã da preferida, da amada, da outra esposa mais bela? Mesmo não sendo a predileta “de Deus”, do pai, do marido, e do escritor; dos leitores, da história, das incoerências e inconveniências do amor? Léia... a primeira a casar porque não poderia ser depois da mais nova; a rejeitada logo no casamento reparado no matrimônio da irmã e os sete anos em prova; Léia “olhos baços”, não “formosa de porte e de semblante”, a esposa original que superou-se ante tudo e todos, postando-se acima de amante. Cristina, ela está em você, a mulher acima das mulheres que jacó tivera, pois Simeão o primogênito e Levi o sacerdotal nasceram dela; mas foi, com mais labor, que dela nasceu o salvador, descendente de Jacó pelo seu filho Judá que de Léia, a superadora, ele concebeu de seu amor.



(21Abr2014)... Raquel

Ainda, muitas são as mulheres em você, e eis mais uma que não consegue se esconder, da minha mínima observação. A tão cortejada por tantos anos de serviço, a tão cara para se chegar ao coração. Raquel, mãe até dos que não eram seus filhos, a esposa do pai de uma que seria grande nação, que assim, teve seus brilhos; e que nos lumes da história foi sempre a mais lembrada, a mais cativante, forte, entonante e, sem dúvida, a mais amada. Esta mulher empolgante, que vencia suas próprias limitações, que fazia sua família ser extasiante, é uma das tais que fulguram em sua galeria vivencial, que cintilam em sua aparência espiritual, em sua presença aguerrida de menina nunca esquecida que marca um povo, que dá orgulho a toda gente que se posta de repente sob seu olhar entusiasmado que embala e dar força, inclusive pra minha alegria, a tudo que devo ser, para ser o que sou, cumprindo meu papel de Jacó numa igreja do Senhor.



(14Abr2014)... Rebeca

Muitas são as mulheres em você, Rebeca com seus dotes feminilizados, como deveria ser, se enfileira entre as virtudes do seu caráter determinado. Mulher que identificou o mensageiro de Abraão, e que disse sim ao que percebeu logo de antemão; que conduziu à família, o recado de se casar, dizendo sim a um noivado sem medo de em nada errar; mulher segura que tomou viagem para o futuro que lhe surgia, que desceu correndo ao encontro do sonho que já construía; uma mulher que sabe o que quer, que sabe onde quer chegar; que atrai o mundo ao seu dispor, que conquista todo o mundo por onde quer que for... Esta é Rebeca em sua exuberante beleza, esta é você em sua mais rebeca destreza; uma estrela singular, que abriu portas de progressos a Isaque, que me tem aberto portas de excessos e acessos ao que se tem parecido lacres. Esta mulher em seu ser é um dos sabores que ganho por sempre estar perto deste doce que é você.



(07Abr2014)... Agar (Gn.21:8-21)...

Muitas são as mulheres em você, e no que pode parecer, uma delas é Agar, a escrava que a Sara foi para atender. Do seu filho que nasceu, no que Sara percebeu, foi lançada ao deserto por destinos muito incertos; mas que, por seu jeito determinado, como a mesma Sara por outro lado, construiu uma nação, mesmo longe de afeto e coração. Do pouco que lhe ficou, foi mulher encorajada, venceu a vida que lhe chegou, transpôs desertos em sua jornada. Você é tudo isto, Isabel Cristina, e muito mais; nunca passaria pelo que Agar passou, nunca sofreria o que Sara consumou, nunca haveria um Abraão que entendesse a Deus ou atendesse a esposa como ele se conformou. O próprio Deus faria história de fé por sua geração, por sua influência e exemplo, o povo do Senhor seria outra melhor nação. Assim sendo, nesta mulher que você também é, minha vida se enriquece e se faz melhor, na convivência do teu sorriso de meiga fé.



(31Mar2014)... Sara de Abraão (Gn.20:1-3)...
Muitas são as mulheres em você; muitas caladas, mas, muitas com o que dizer; Sara é delas, desde a Sarai que dentre as accessíveis belas, o Senhor se empreendeu a fazê-la norteadora influente, de um esposo fraco, indeciso, covarde, e inconsequente. Sem dúvida, ela, que fez o marido partir, obediente ao chamado do Senhor; ser um crente, em ser pai de multidões mesmo que por uma escrava que depois dispensou; por sua beleza, ser medroso ante um rei que entendeu: mulher de um só homem, no que sonhou; ela que em sua morte: careceu Abraão na pressa de casar de novo em tenra idade, e careceu Isaque na afobação de matrimoniar pra chorar saudade. Você tem uma grande e bela Sara, uma dentre tantas mulheres que sempre me encara, que sempre me nortea, que me faz um “pai de fé”, um menino sempre carente que, até... como Abraão no viver, ganho “reconheceres” de méritos que só são reais por você.



(24Mar2014)... A Mãe de Abraão (Gn.11:26)
Muitas são as mulheres em “sua pessoa”; e entre as silenciosas que vejo em ti, uma é a mãe dos filhos de Tera, uma grande varoa. A mulher que fez Abraão ser o que é, o filho atento que ouviu e atendeu o chamado que ninguém deu fé. A mulher que fez daquele rapaz, um homem; daquele aprendiz, um líder; daquele adolescer, um obediente aos seus; daquele garoto, o pai da fé, um homem de Deus. A mulher que fez do filho, em amor, o marido de Sara, o pai de nações, o amigo do Senhor. Mas, acima de tudo, mulher que foi esposa, astuta e calada, uma linda e meiga desapercebida “raposa”. Com aquele jeitinho matreiro fez o marido em evidência, fez do esposo a devida influência capaz de atravessar séculos, milênios, para até hoje pessoas buscarem imitar o que ela criou, o filho que ela formou, o exemplo de fé que gerou religiões, que arrasta três multidões a partir dela que sinto e vejo em suas muitas aptidões.



(17Mar2014)... Esposa de Noé (Gn.6:18)...
Muitas são as mulheres em você; e eis uma silenciosa, de presença aparentemente ausente ao meu ver; mas que foi a eva do dilúvio, na verdade, a outra eva-mãe de toda humanidade; uma grande mulher por trás do ousado e crente que acreditou e obedeceu, ao que, prontamente, dos ditames divinos entendeu. Quem seria aquele homem que marcou a existência de todos nós, se não houvesse aquela mulher em suas intromissões a sós? Quem seria aquele pobre coitado caído de paraquedas em toda aquela efusão; se não fosse aquela rica mulher moldada por seu coração? Pois bem, entre as mulheres que vejo, sinto e admiro em você, uma é a doçura valente daquela esposa influente, que levou seu marido ao cume dos mares agitados, fazendo-o digno conquistador inflamado, que carregou consigo, enfim, um futuro de mulheres abnegadas, como você é pra mim.



(10Mar2014)... Filhas de Deus (Gn.6:2)...
Muitas são as mulheres em você; não as “filhas dos homens” com suas belezas, mas, mais que estas, as filhas de Deus são muito mais, e a mais delas, é você. Como aquelas, e mais que elas, beleza dos desenhos que teu nome faz violão, também, beleza dos empenhos que teu clone faz ao coração; mas, mais que isto, beleza em acenhos que teu “done” faz sedução. Como “filha dos homens” que aliciaram os filhos do Criador, tens sido mais que isto, és uma filha do Senhor cujo papel empreendedor, é me atrair com teu amor, é me fazer um menino sonhador, sem olhos para o mundo tentador. O papel que tens comigo é escravizar minha atenção para ti, lembranças só de ti, sonhos só contigo. Sou um filho de homem, dominado por teus acalantos, que não consegue ver maior graça fora dos teus encantos, que não consegue ver beleza e sedução maior do que os teus dotes em meus espantos.



(03Mar2014)... Eva...
Muitas são as mulheres em você; todas, mulheres de mulheres pra quem queira vêr; muitas aptas a sutilmente entreter, os olhos, o coração, o intelecto, a alma, o querer. Sou rico para ter tantas mulheres assim; um harém infindo, todas as formosuras sem fim; uma vida que vive com tantas vidas, todos dias convivendo com muitas delas, sem nunca repetí-las em nada, desfrutando de cada uma das belas. Eva, a mãe de todas as Evas, eis uma que faz parte do jeito meigo cotidiano que lhe é contumaz; uma das mulheres que vejo, sinto e desfruto nos encantos que espontaneamente ser, lhe satisfaz. Eva de primeira e única, de feita pessoalmente pelo Criador; de antes de vestir aquela túnica, de depois de dedicar a mim, o seu amor. Eva, insusbistituível, nunca esquecida, a melhor lindeza que toda lindeza possa inspirar, magia onde toda feminilidade veio brotar, que o mundo todo tenha que reconhecer e, pra si, reverenciar... Cristina, minha doce Eva, o melhor presente, neste mundo, que um Adão possa receber; que eu recebi, oblação de Deus, pra Ele, nesta vida, eu bem viver.